Massas 26/05/2012 10:05

ESPAGUETE À CARBONARA

Há controvérsias da origem desta massa.
A que nos parece mais verossímel relata a origem em Roma, pós 2.a guerra, quando os americanos pediam ovo, bacon e massa.
É provável que a partir daí tenha surgido esta iguaria italiana de sabor intenso, único e ótima para o inverno.




Fotos: @ Gladstone Campos



  • Ingredientes: 

    500 g de espaguete Barilla n.o 5
    180 g de Pancetta fatiada bem fina e picada
    1/2 colher de sopa de azeite
    10 gemas
    5 ovos inteiros
    400 g de queijo ralado Pecorino
    Pimenta a gosto
    Sal, se necessário

     

Preparo:

Leve ao fogo uma panela com água, sal e um pouquinho de óleo. Deixe ferver e acrescente o macarrão, cozinhe sem tampa, por 8 min. e escorra. Reserve a água. 
Misture os ovos inteiros com as gemas, bata ligeiramente e acrescente o queijo. Como é um molho muito forte de paladar, se quiser acrescente o leite ou creme de leite a gosto neste momento.
Frite a pancetta e escorra num papel toalha. Leve uma frigideira grande ao fogo médio, despeje a mistura de ovos e queijos, apenas para aquecer, sem cozinhar os ovos. Acrescente a pancetta frita e misture ao macarrão e uma concha ou menos da água em que foi fervido o macarrão.  

Pitacos:

A Pancetta ou Toucinho Maturado é de origem italiana, Vale D'Aosta. É a barriga do porco que já foi curada no sal e temperada com especiarias, tais como a pimenta do reino, o alho, a noz moscada e outras. Em seguida é seca , média de três meses. Costuma vir na forma de um rolo. O sabor é mais delicado que o bacon. A que usamos na receita foi um presente do Sérgio Arno, estava deliciosa.    



Harmonização

  • Sugestão de vinho

    Sirva a massa com um vinho italiano, escolhemos a região da Toscana: Brunello de Montalcino, produzido com uvas Sangiovese.

    Próximo
  • Sugestão de vinho

comentários

  • Thomas
    22/09/2013 09:09:40
    Testarei essa receita!

comentários

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com (*)